Tecnologia: alunos são convidados a criarem app em desafio da Educação

ovo
Quais os melhores alimentos (Simples e Saudável).
04/05/2017
Empresas de bolso trazem melhor qualidade de vida
20/08/2017
Para participar, estudantes devem desenvolver projetos com base na preservação dos biomas do Estado. Ainda dá tempo de se inscrever no concurso Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo, da Secretaria da Educação. Os estudantes do  8º e 9º anos do Ensino FundamentalEnsino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos) podem participar, até 2 de outubro.  O Desafio agora é criar aplicativos que tenham como principal funcionalidade promover a conservação e preservação dos biomas do Estado de São Paulo.

Para que os alunos possam participar do projeto é preciso, inicialmente, a adesão das escolas estaduais. Os grupos de criadores de um novo app podem ser formados por até cinco estudantes e devem ter a orientação de um professor da rede.

O projeto de um novo aplicativo deverá ser baseado em cinco temas geradores, que são: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos. Os estudantes podem, por exemplo, criar o protótipo a partir de uma problemática de seu cotidiano ou do entorno da escola em que estão matriculados.


A proposta é que os estudantes envolvam, ainda, a comunidade escolar e que, a partir deste diagnóstico, ampliem a consciência ambiental dos que estão inseridos em sua unidade de ensino. O reconhecimento dos biomas faz parte do currículo oficial do Estado para as aulas de geografia a partir do Ensino Fundamental.


Etapas do concurso:


Na primeira etapa, as escolas têm até o dia 2 de outubro para elegerem até dois aplicativos representantes e encaminharem os projetos às 91 Diretorias de Ensino. Os melhores aplicativos da fase escola devem ser selecionados a partir de votação local, considerando a opinião de todo o grupo escolar. Importante: os aplicativos precisam ser testados. Após este período, as 91 regionais de ensino também terão que selecionar dois aplicativos representantes, a partir de avaliação de professores-coordenadores.

Os comentários estão encerrados.